CAPITALISMO E REVOLUÇÕES NAS AMÉRICAS


Leia com atenção o fragmento abaixo:


O zapatismo e o villismo – as duas facções gêmeas, a face Sul e a face Norte – eram explosões populares com escasso poder para integrar suas verdades, mais sentidas que pensadas, num plano orgânico. Eram um ponto de partida, um signo obscuro e balbuciante da vontade revolucionária. (PAZ, Octavio. O Labirinto da Solidão.RJ: Paz e Terra, 2006, p.131).


A respeito da luta revolucionária das forças camponesas lideradas por Emiliano Zapata e Pancho Villa, durante a Revolução Mexicana, analise as afirmativas a seguir:


I – A revolução camponesa no Sul, liderada por Emiliano Zapata, nasceu e se sustentou em torno da questão agrária, embora essa não tenha sido sua única bandeira de luta.
II – A distribuição de bens, terras e alimentos à população pobre, a criação de escolas e hospitais, foram algumas ações utilizadas por Pancho Villa em busca de justiça social na região norte do país.
III – Uma das principais ações do movimento villista no norte foi a criação do Plano de San Luiz, que permitiu que as terras ilegalmente expropriadas fossem devolvidas, criando colônias militares para os camponeses.
IV – O Plan de Ayala, criado pelos zapatistas, se tornou um documento revolucionário ao defender a devolução das terras aos camponeses, além de propor reformas políticas no governo e a reforma agrária em âmbito nacional.


É correto apenas o que se afirma em:


III e IV.
I, II e IV.
I e IV.
II e III.
I e II.

Em fins do século XIX, a economia mundial ganhou impulso com o capitalismo, sendo o comércio uma das atividades mais beneficiadas, conforme os dados a seguir:

A análise da tabela sobre o crescimento da economia internacional possibilita identificar que:


I - O processo de industrialização dos países europeus atingiu percentuais consideráveis, enquanto nos países subdesenvolvidos (onde se situa a América Latina) houve um acentuado crescimento das exportações de produtos primários.
II - A integração da América Latina ao capitalismo internacional favoreceu a expansão dos mercados ingleses, dado o crescimento das exportações de produtos manufaturados por este país.
III - As baixas taxas de importação de manufaturas evidenciam a posição superior da América Latina nas relações econômicas internacionais.

É correto apenas o que se afirma em:


I e III
I
I, II e III
I e II
II e III

Leia a citação a seguir:


“Não podemos ficar indiferentes ao que acontece em nenhuma parte do mundo. Uma vitória de qualquer país contra o imperialismo é uma vitória nossa, do mesmo modo que uma derrota de qualquer país [em face do imperialismo] é uma derrota para todos nós.” (Ernesto Che Guevara, 1965)


Ernesto Guevara, o Che, foi um dos principais líderes da Revolução Cubana, apesar de ser argentino de nascimento. Sua luta, seus ideais e sua imagem, se tornaram símbolos de vários movimentos revolucionários, de organizações populares, em Cuba e na América Latina. Sobre a atuação de Che Guevara na Revolução Cubana, é correto afirmar que:


Atuou na organização da Revolução e logo após a vitória em 1959 partiu para outros países latino-americanos para promover e apoiar os movimentos revolucionários no Chile, Bolívia e Venezuela.
Após a vitória da Revolução assumiu a vice-presidência do país e implantou, junto com Fidel Castro, um novo regime de governo em Cuba: o socialismo científico.
Foi o líder máximo da revolução, organizou a guerra de guerrilhas e a derrubada do governo de Batista, mas abriu mão da presidência de Cuba em favor de Fidel Castro, para iniciar uma viagem de motocicleta pela América do Sul e divulgar os ideais revolucionários.
Organizou a guerrilha de Sierra Maestra que levou à vitória da Revolução em 1959; foi ministro do Estado cubano, e defendeu as ideias do homem novo, do trabalho voluntário e do espírito missionário.
Comandou um ataque ao Quartel de Moncada em 1953 e organizou nas montanhas de Sierra Maestra um movimento guerrilheiro que cresceu rapidamente.

Sobre os regimes militares na América Latina, associe corretamente os países (coluna 1) aos acontecimentos (coluna 2):

 

(1)  Argentina

(2)  Chile 

 

(    ) Bombardeio orientado pelas forças conservadoras ao palácio de La Moneda, onde estava o presidente do país com seus auxiliares mais diretos.

(    ) As avós da Praça de Maio descobriram criança seqüestradas juntas com seus pais ou nascidas em prisões clandestinas do regime militar

(    ) Com o candidato socialista eleito presidente do país teve início a criação de um sistema socialista não-revolucionário.

(    ) A Guerra das Malvinas contribuiu para a “degringolada” do regime militar montado ao longo de anos.

 

A sequência correta da associação é:


2-1-2-1
2-1-1-2
1-2-2-1
1-2-1-2
1-1-2-2
Páginas: 123456